11 de setembro de 2019

Hospital Bom Jesus

A história do hospital se confunde com a trajetória do município de Ituporanga. Em 1936 a estrutura começou a ser erguida, os trabalhos foram árduos e as dificuldades constantes.

    Nos primeiros anos de existência, o Hospital contava, além da boa vontade das irmãs, com enfermeiros pouco habilitados, que não conseguiam dispensar os cuidados necessários aos doentes. 

    Em 1945 o hospital passou por sérias dificuldades. A precariedade do local não dava condições de atendimento e a unidade quase fechou. Como a Unidade Hospitalar, que na época era chamada de Hospital de Caridade Bom Jesus de Salto Grande, ficava situada próxima à igreja, existia uma parceria entre a paróquia Santo Estevão e as Irmãs Franciscanas. 

    Porém, até 1945, com as sucessivas mudanças dos vigários na paróquia, o hospital se mantinha em meio a muitas dificuldades, principalmente financeiras.

    Em 1946 foi idealizada a construção de uma nova estrutura para abrigar o hospital. Iniciava-se nesta época a luta para angariar recursos para pôr em prática o projeto de construção daquele que seria o hospital de referência para a região. 

    O projeto da nova construção foi feito por Frei Arthur Kleba, que também assumiu a contabilidade na época. Em 1947 foi lançada a pedra fundamental da nova unidade, que foi inaugurada dois anos mais tarde, em 1949. 

    Desde então, diretamente são atendidos os moradores das cidades de Aurora, Atalanta, Chapadão do Lageado, Imbuia, ltuporanga, Leoberto Leal, Petrolândia e Vidal Ramos, sendo referência para mais de 70 mil pessoas.

Imagens relacionadas

Tags