19 de março de 2020

Daremos continuidade à narrativa histórica sobre a Colonização de Presidente Getúlio

Daremos continuidade a narrativa histórica apresentada já na edição anterior deste guia, onde vimos que a data da fundação de Presidente Getúlio é 1º de junho de 1904.

 Daremos continuidade a narrativa histórica apresentada já na edição anterior deste guia,  onde vimos que a data da fundação de Presidente Getúlio é 1º de junho de 1904. Nesta data, Iniciou-se, uma pequena colônia no interior do município de Blumenau e no interior do Distrito Itajaí-Hercílio, no Vale do Itajaí do Norte. O lugar exato do começo da colonização foi na foz do Rio dos índios junto ao Rio Krauel. Mais tarde, com a chegada de novos imigrantes, a colonização avançou nas duas direções: no Vale do Rio Krauel e no Vale do Rio dos Índios. As terras planas, onde hoje é o centro, foram consideradas impróprias para a agricultura em virtude de existirem ali grandes superfícies pantanosas. A primeira fase da colonização encerrou-se por volta de 1909. Iniciou-se com a vinda de várias famílias suíças e algumas alemãs, passou por dois anos prósperos, entrou em decadência e quase se extinguiu a colonização suíça de Neu-Zürich.

A partir do início de 1910, apareceram novos imigrantes e a situação começou a melhorar. Estes colonizadores não vieram diretamente dos países da Europa e sim de outros núcleos coloniais, principalmente da Colônia Brusque. Assim, os trabalhos foram retomados e, aos poucos, a mata virgem, principalmente a do centro onde o terreno era plano e alagadiço, deu lugar a clareiras transformadas em roças, pastagens, casas e jardins. Quanto mais as clareiras apareciam, tanto mais o solo ficava exposto ao sol e menos mosquitos se criaram.

O dia 10 de maio de 1914 foi uma data de grande importância histórica. Neste dia foi inaugurado o novo prédio da Escola Particular Alemã. Durante as cerimônias, o ex-diretor da Sociedade Colonizadora Hanseática, Ferdinand Moersch, com o consentimento da Sociedade Colonizadora Hanseática, mudou o nome de Neu-Zürich para Neu-Breslau, em homenagem ao fundador Wilhelm Goebel, que era natural de Breslau, Alemanha. A mudança do nome teve a justificativa de que a maioria dos imigrantes suíços vinda de Zürich tinha abandonado o lugar, portanto não faria sentido a permanência de uma denominação suíça.

Com a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial, a colonização de Neu-Breslau estava reduzida à vinda de imigrantes que já haviam imigrado para outras regiões, como Brusque e Blumenau. Após a assinatura do armistício, os colonos alemães voltaram a surgir em grande número. As terras medidas em 1904, nas localidades de Pinheiro e índios, pelo agrimensor Karl Rupp, foram lotadas. As de Tukanbach (Ribeirão Tucano) e Eisenbach (Rio Ferro) foram medidas entre abril de 1913 e março de 1914.  Em setembro de 1913, foram medidas as terras da localidade de Revolverbach (Ribeirão Revólver). Os lotes foram comprados e ocupados por colonizadores vindos de outros núcleos coloniais. Entre os pioneiros estavam Jacob Wíppel e Detlev Friedrich Wiese. Também são considerados pioneiros José Wippel e Francisco Wippel.

Em 1917, iniciou-se a continuidade da medição do Vale do Rio Krauel e em seguida o loteamento do Ribeirão do Uru. Em 1925, foi construída a primeira ponte sobre o Rio Krauel, por Gustavo Bayer, Emil Goebel e Leonardo Balinski. “O caminho até o Rio Krauel já estava pronto, mas faltavam as pontes. Eles tinham que atravessar o rio sobre troncos estendidos, numa travessia bem perigosa, imaginem o quanto era fácil escorregar em tempo chuvoso”

No ano de 1918, aconteceu o início da colonização na região denominada de Caminho da Floresta, pequena estrada que partiu do Caminho dos Caçadores em direção às terras existentes entre o Rio Krauel e o Rio Hercílio. As terras do Alto Rio dos índios, bem como seus afluentes: Ribeirão da Paca, Ribeirão da Canela, Ribeirão do Tatete e Ribeirão da Jacutinga foram medidos em 1918, pelos engenheiros e agrimensores da Sociedade Colonizadora Hanseática. Em 1919, no Ribeirão da Canela, Richard Kretzschmar abriu a primeira casa comercial. Com este empreendimento, o progresso da região foi intenso.

As terras junto ao Caminho de Boa Vista, Caminho do Posto e Tatu foram medidas em 1920 e na sua maior parte colonizadas com imigrantes alemães que abandonaram a Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Eram 17 famílias, naturais de Hamburgo, que ali se estabeleceram. A denominação “Posto” foi dada em função do Posto de Atração dos índios ali existentes até meados de 1914, ano do aldeamento dos índios botocudo no Rio Plate. De 1921 a 1923, foram realizadas as medições nas localidades de Serra Vencida, Nova Helvétia, Caminho da Urucurana, Caminho Bemburg, Caminho Stimming, Caminho Moltmann, Krauel Central e Krauel Alto. Desta forma, as principais localidades de Presidente Getúlio se formaram aos poucos, cada uma gravando suas características na comunidade, de acordo com as etnias que se estabeleceram.

Imagens relacionadas

Tags