11 de setembro de 2019

A colonização, a cidade e seus atrativos

Textos extraídos e resumidos do livro “Ituporanga 100 Anos de História” de Aracy Santos Sens, site da Amavi (conteúdo histórico) e Revista Sucesso “Ituporanga 70 Anos”.

    A colonização de Ituporanga iniciou com a criação da colônia militar de Santa Tereza (hoje Distrito de Catuira, em Alfredo Wagner), composta por soldados e colonos, que tinham por incumbência, escoltar tropas e viajantes até os campos de Lages.

    A construção de uma estrada entre Alfredo Wagner e Barra do Rio do Oeste trouxe os primeiros colonizadores, descendentes de alemães, italianos e portugueses, que chegaram a partir de 1912.

    Mathias Gil Sens e os que vieram com ele, após alojados, começaram a derrubar as matas e construir atalhos para as roças, criaram aves domésticas e animais necessários à lavoura, fazendo com que o produto conhecido de seu trabalho empolgasse outras famílias para que viessem fixar residência na região.

    A primeira denominação desta localidade foi Rio Abaixo, por razão da primeira picada aberta pelos exploradores da região, e pelo fato de a estrada construída seguir continuamente a margem direita do Rio Itajaí do Sul. Em 1919, quando foi criada a primeira escola, o local passou a ser chamado de Salto Grande, em virtude da existência de uma bela queda d’água nas proximidades da escola.

    Em 1923, Salto Grande foi elevado à categoria de vila com o nome de Generosópolis, dado em homenagem ao superintendente da época, senhor Generoso Domingos de Oliveira. No entanto, essa denominação somente foi usada em carimbos dos correios e documentos oficiais, continuando o local a ser conhecido e denominado Salto Grande pela população.

    Em 1943 este nome teve que ser alterado oficialmente, porque já existia uma cidade com esta denominação no interior de São Paulo. A partir de então, a localidade passou a chamar-se Ituporanga. O nome Y’tu porang é proveniente da língua Tupi-Guarani e significa salto grande.  O município foi criado em 30 de dezembro de 1948 e instalado em 14 de fevereiro de 1949.

    A primeira atividade econômica foi a extração de madeira, mas foi com o cultivo da cebola que o município ficou conhecido nacionalmente.

Imagens relacionadas

Tags