09 de julho de 2019

A Denominação do Bairro Fortaleza

Existem muitas versões para o surgimento da denominação do bairro “Fortaleza” e após examinar algumas delas, a mais coerente nos parece ser esta: Charles Van Lede

Existem muitas versões para o surgimento da denominação do bairro “Fortaleza” e após examinar algumas delas, a mais coerente nos parece ser esta: Charles Van Lede, um engenheiro e pesquisador belga que em 1844 iniciou a colonização belga no município vizinho de Ilhota, fez em 1842, um reconhecimento minucioso do rio Itajaí-açú, onde percorreu até perto do grande salto, hoje a usina da Celesc.

            No trajeto passou por alto e impressionante paredão granítico, então existente em acentuada curva do rio (junto ao atual bairro Boa Vista) e fronteiro a uma ilha fluvial, hoje desaparecida (ilha dos amores). Van Lede se refere ao paredão granítico como “Fortaleza”. Era essa a denominação que, provavelmente, lhe havia atribuído os moradores estabelecidos nas margens do rio.

            A configuração feita pelo leito do rio Itajaí-Açú, contornando os morros do bairro Ponta Aguda, dão a impressão de fossos que contornavam as forças medievais. O nome Fortaleza aparece no mapa da Colônia de Blumenau de 1864, conjugada com a Ponta Aguda.

            Grande parte desse paredão demolido em 1952 ainda existe perto da entrada à região urbana de Blumenau conhecida como “Toca da Onça”. A demolição ocorreu para abertura da estrada de ligação entre os bairros Ponta Aguda e Itoupava Norte. Grande parte das pedras dali retiradas foram utilizadas para construção da Avenida Presidente Castelo Branco (Beira Rio).

            A ocupação da região da Fortaleza aconteceu após 1864 com a divisão dos lotes coloniais. A partir de 1964 transformou-se gradativamente num bairro residencial, pois possuía amplas áreas semi-planas próprias para instalação de loteamentos, recebendo maior impulso a partir da década de 70. Outro fator predominante que auxiliou o crescimento do bairro foram as enchentes, que induziu a população a procurar lugares mais altos.

Imagens relacionadas