05 de dezembro de 2019

Paulo Alves do Nascimento

Lontras desde o período da colonização, teve  importantes personagens que muito contribuiram para construir o caminho para o desenvolvimento.

Lontras desde o período da colonização, teve  importantes personagens que muito contribuiram para construir o caminho para o desenvolvimento.
Podemos citar alguns nomes como os Schroeder, Danker, Christen, os colonizadores, depois os Rauh, Rodrigues, Knappmann, Jacobsen, Silva e tantos outros, que  se fosse para listar todos os nomes, certamente cometeríamos alguma injustiça por omitir alguém.
A partir desta edição renderemos homenagens para alguns destes personagens históricos, quer seja pela relevância dos serviços prestados a comunidade, ou por suas ações e atos de empreendedorismo, auxiliando a construir um futuro melhor em nossa cidade.
O homenageado nesta edição é o Sr. Paulo Alves do Nascimento, um conhecido Farmacêutico em outras épocas, que hoje empresta seu nome a uma importante rua de Lontras, vamos conhecer um pouco mais sobre ele?
Paulo Alves do Nascimento foi um Pernambucano nascido em 13 de setembro de 1908 e que veio para Lontras ainda jovem. Algumas controvérsias quanto a sua vinda para cá, mas a versão que mais nos parece realista é a que nos foi narrada pelo Sr. Aldo Vicente, ex-prefeito de Lontras e que fazia os serviços contábeis para o Sr. Paulo.
 “O Sr. Paulo tinha um gênio revolucionário quando jovem, por isso veio para cá. Um professor de faculdade dele, lá em Pernambuco, disse a ele que ele deveria sair de lá, pois o movimento revolucionário, na época de 1930, dos coronéis do nordeste, não era muito tolerante com novas ideologias e ele estava marcado.”

“Este professor passou para ele o endereço de um médico no Rio de Janeiro, dizendo para ele fugir que esse médico o ajudaria no Rio. O médico no Rio de Janeiro disse para ele ir para o interior. Então ele chegou até aqui, talvez guiado por alguém, orientado por algum amigo.”
 “Esta versão o próprio Paulo Alves me relatou, eu fiz a contabilidade para ele de 68 até quando ele morreu. Ele era um homem caprichoso, severo, mas muito bom e justo.”
“O Sr. Paulo era um estudante de medicina, mas era formado farmacêutico, montou a primeira farmácia na região (a data de registro da empresa dele consta de 1931) manipulava as fórmulas onde utilizava as dosagens precisas e os medicamentos corretos, dai o sucesso em suas prescrições, pois os medicamentos realmente faziam efeito” nos relata Sr. Aldo Vicente. “Exercia também a função de dentista, o que na época era temerário, pois os dentes eram extraídos na maioria das vezes “a seco” ou seja, sem anestesia.” (Encontramos ainda nos dias de hoje, muitas pessoas que nos relataram esta dolorosa experiência...)


O Sr. Paulo Alves construiu na década de 40, uma estação de tratamento de água, quando poucos municípios no estado contavam com este benefício. Segundo informações encontradas em um informativo da Casan, publicado em julho de 2000, com uma matéria especial sobre a ETA de Lontras, O Sr. Paulo encomendou esta construção a uma empresa paulista. “De qualidade excepcional com primoroso acabamento,  o local tinha ainda dois viveiros com  pássaros, um recanto com bancos de concreto, um lago com peixes ornamentais e um chafariz.” Em 1979 o Estado de Santa Catarina através da Casan adquire o sistema autônomo de Paulo Alves, incorporando ao sistema estadual (Casan). As negociações foram feitas na residência do Sr. Paulo com a presença do governador do Estado Sr. Antônio Carlos Konder Reis e outros políticos da região.


Em fins de Maio de 1964, a câmara municipal de Lontras conferia o título de Cidadão Lontrense ao Farmacêutico Paulo Alves do Nascimento, nesta altura já era uma figura das mais conhecidas em todo o Alto Vale do Itajaí.  Hélio Carneiro, amigo do Sr. Paulo, através do Correio do Vale, enaltecia o homenageado e traçava o seu perfil, dizendo ser “Paulo Alves do Nascimento, aquele pernambucano que ainda mantendo o seu sotaque nortista que trouxe da sua terra natal, radicava-se definitivamente em Lontras, de onde não pretendia mais afastar-se por que já aprendera a amá-la e dedicava afeto especial ao seu povo”. Seu sonho seria montar um moderno hospital para que a população lontrense encontrasse mais facilmente os meios para curar seus males. Paulo Alves era uma personalidade marcante, mantendo um vasto círculo de amizades em todo o estado de SC e eram frequentes os visitantes de outras regiões que vinham lhe homenagear.” Concluia Hélio Carneiro dizendo: “Paulo Alves tem uma página de ouro na história do Alto Vale do Itajaí, especialmente na de Lontras, e quando outras gerações procurarem conhecê-lo, lá estará um exemplo de dedicação, abnegação e humanitarismo.” 


O Sr. Paulo Alves faleceu no dia 01 de Setembro de 1980, as vésperas de completar 72 anos. O Jornal Nova Era, na data de 07 de setembro de 1980, nos trazia em seu obituário: “A população do município de Lontras e todo o alto vale do Itajaí foi abalada com a notícia do falecimento do cidadão Paulo Alves do Nascimento...” 
“Foi o Sr. Paulo Alves Nascimento, em vida, dedicado exclusivamente aos afazeres de sua nobre profissão, e por isso mesmo prestou relevantes serviços à população em geral. Ele nunca deixou de atender a quem o procurasse. Ricos e pobres eram atendidos com a mesma atenção e cordialidade. Assim era o Sr. Paulo, um homem inteligente, atencioso, amigo de seus amigos, farmacêutico prestigiado perante a sua clientela, abastado graças à sua dedicação, toda ela devotada a favor dos que tinham a vida abalada com sofrimentos doentios. A sua morte foi bastante sentida por toda a população. Tanto isso é verdade que ele não tinha inimigos. O desenlace verificou-se em Blumenau, no Hospital Santa Isabel, onde esteve internado durante trinta e nove dias. Seu corpo foi transladado para Lontras, a terra a que tanto queria bem e amava. O corpo foi velado na Igreja católica local, assistido por um grande número de pessoas de todas as classes sociais. Devido ao tempo chuvoso durante o dia, as homenagens póstumas foram realizadas na igreja, com missa ecumênica solene de corpo presente, acompanhada pelo coral da igreja Evangélica Luterana e rezada por três padres católicos e um pastor luterano.

Ainda na igreja, usaram da palavra, enaltecendo as qualidades do falecido, o pastor Ulrico Sperb, Dona Claudina Rodrigues, esposa do Sr. Cândido Salvador Rodrigues e o Sr. Waldemiro Grippa, coletor estadual em Trombudo Central, em nome do Sr. Érico Ricardo Knappmannm prefeito municipal de Lontras.”
 

Imagens relacionadas

Tags