07 de novembro de 2019

De “Schützenverein” a Sociedade Recreativa e Cultural - 103 Anos

A hoje denominada “Sociedade Recreativa Cultural Lontrense” que encontrase no centro de Lontras, tem um passado já centenário e de muitas e interessantes histórias.

Também neste texto citaremos vários nomes de muitas pessoas que eram ativas na comunidade lontrense no passado, até para que fique registrado as atividades que estas pessoas exerciam na sociedade.

Por volta de 1913 os senhores: Carl Baasch; Willy Baasch; Gustavo Schroeder; Fritz Schroeder; Augusto Wolff; Ernest Danker; Johann Dänker; Leopoldo Christen; Alfredo Christen; Wilhelm Dänker; Rudoldo Baasch; Hermann Ulrich; Leopoldo Schroeder; Henrique Schroeder; Gerhard Wolff; Heinrich Ulrich; Hermann Schroeder; Hermann Dänker; Rudolfo Dänker e Johann  Baasch fundaram a “Schützenverein” (Sociedade de Atiradores) de Lontras, com a   finalidade de entreter os seus sócios com divertimentos como: Bailes, Tiro ao alvo, Tiro ao Pássaro entre outras. O nome da sociedade assim como a denominação de alguns cargos estão registrados em ata, escrita  em alemão, que naturalmente era o idioma predominante na época.


Em um registro dos arquivos consta, o 1º. Presidente e Capitão por aclamação: (Vorstand): Johann Baasch,     2º. Presidente: Heinrich Schroeder - 1º Capitão (Hauptman): Heinrich Ulrich. Em 06 de Junho de 1915, foi realizada a primeira votação da diretoria da sociedade, conforme ata registrada. - Presidente (Vorstand) - Heinrich Schroeder, Tesoureiro (Cassierer) - Leopoldo Schroeder - Secretário (Schrift führer) - Heinrich Ulrich, capitão (Hauptman/commandant) - Carl Hager, comitê: Eduard Fucks; Alfred Christen; Gustav Schroeder; Hermann Ulrich.


Segundo relato do Sr. Alois Kopelke, o tiro ao pássaro era realizado em uma montagem no formato tipo “quebra cabeça”, e possuia uma peça central estratégica que dava sustentação a sua formação, este era o alvo que os atiradores tinham que acertar numa distância de 50 metros, quando isto ocorria, o pássaro se desmanchava (caia), e aquele atirador que o fizesse era declarado Rei do Pássaro. Em 07 de Novembro de 1937, foi realizada a última Ata de reunião da sociedade, nem tudo ocorria conforme a vontade dos associados no período da 2ª guerra mundial, e a sociedade de atiradores teve suas portas fechadas; pois o idioma alemão predominava, o que na época foi proibido, sendo permitido apenas falar o idioma português.


Durante este período foi realizada em 21 de Dezembro de 1941 uma assembléia extraordinária para uma eleição de diretoria sem registro no livro ata, sendo que não foi mais possível realizar outras convocações durante a 2ª guerra mundial. A guerra passou e as coisas foram se normalizando aos poucos, e o registro na ata do dia 25 de Novembro de 1945, consta que realizou-se uma assembléia geral extraordinária para tratar de assuntos relativos à sociedade e a fundação da nova “Sociedade Recreativa Cultural Lontrense”.  

Em seguida foi realizada a votação da nova diretoria. A nova diretoria foi empossada em 19 de Janeiro de 1946, e era composta pelos senhores: Presidente: Pedro Leal Da Silva; Vice-Presidente: Walter Hardt; 1º. Secretário: Ivo Ribas Reis; 2º. Secretário: Arno Schroeder; 1º. Tesoureiro: Carlos Rickmann; 2º. Tesoureiro: Cândido Salvador Rodrigues; Orador Oficial: Dr. Mario Mafra. Na mesma data foi registrada a ata de inauguração da nova sociedade.


 Supõe-se que a modalidade do Bolão foi instituída nesta Sociedade nos anos de 1947/48, pois até então não constam em seus registros atividades nesta modalidade
  No ano de 1960 a equipe de bolão da sociedade sagrou-se campeã estadual de bolão 23 no Clube Guarani na cidade de Itajaí/ SC. Alguns dos Lontrenses responsáveis pelo feito  inédito foram: Jogadores: Arthur Schroeder, Hilberto Joenk, Artur Knopp, Walmor Schroeder, Henrique Hieber, Ewaldo Froehehner, Afonso Rauh, Ottwin Schlupp, Oscar Tensini, Luis Ardigo, Arno Schroeder, Bruno Haskel, Wigand, Herminio, Ervino e Anildo Ulrich, Gutran Bleich e Roland Kühl.


 

Imagens relacionadas

Tags